04 AGO 2021
Vereador Edmar solicita distribuição gratuita de absorventes higiênicos em escolas e Unidades de Saúde
O Vereador Edmar Silva de Oliveira, o Baianinho, encaminhou ao Poder Executivo a indicação Nº 63/2021, solicitando a criação do “Programa de fornecimento de absorventes higiênicos”. O objetivo é a distribuição gratuita de absorventes nas escolas públicas e Unidade Básica de Saúde para mulheres em situação de vulnerabilidade econômica e social.

Em sua justificativa, Edmar cita que o acesso ao absorvente é uma necessidade básica, além de ser uma questão de saúde pública e de dignidade para as mulheres. “A distribuição gratuita visa a beneficiar as mulheres que não possuem condições financeiras para adquirem os produtos, incluindo também as estudantes da rede pública”, disse ele.

Edmar destaca ainda que estudos realizados por universidades revelaram que uma em cada quatro jovens já faltou à escola por não poder comprar o absorvente. “Além de reduzir a evasão escolar causada pela falta de absorventes nos períodos menstruais a distribuição gratuita contribuirá para a prevenção de riscos de doenças pela falta de higiene no período menstrual”, destacou Edmar.

MELHORIAS NA SINALIZAÇÃO
Outro pedido do Vereador é para que a Prefeitura realiza parceria com o empresariado local para a instalação de placas indicando os nomes das ruas dos Distritos Industriais. Segundo o Vereador, várias estão privadas dessa benfeitoria, dificultando o acesso de usuários.

“As placas indicando os nomes das ruas são instrumentos de grande importância, uma vez que facilita o acesso e a rápida identificação da localização que se procura, além de deixar a cidade mais organizada”, explicou o parlamentar.
Edmar Silva de Oliveira