10 JUN 2021
Vereador Fabiano Pinheiro sugere implantação do Programa de Proteção Especial para Pessoas com Deficiência e Idosas
Com o objetivo de promover a autonomia e a melhoria da qualidade de vida de pessoas com deficiência e idosas com dependência, cuidadores e famílias, o Vereador Fabiano Pinheiro encaminhou ao Poder Executivo a indicação Nº. 49/2021 para implantar no município do Programa de Proteção Especial para Pessoas com Deficiência e Idosas.

Fabiano explica que no município, mantido exclusivamente pela Prefeitura, há o Centro Educativo de Amor e Paz – CEAP, que atende crianças, jovens e adultos excepcionais, com diversas deficiências. “É de fundamental importância que o Município ofereça atenção integral à pessoa com deficiência em situação de dependência, e que ao mesmo tempo sirva de apoio às famílias e aos cuidadores familiares na diminuição do estresse decorrente dos cuidados prolongados na família”, disse o parlamentar.

O Vereador sugere que haja um local adequado, onde as famílias possam deixar o paciente durante o período diurno e sejam promovidas atividades sobre a defesa de direitos, de convívio e organização da vida cotidiana, orientação e encaminhamento para a rede de serviços, cuidados pessoais, desenvolvimento do convívio familiar e social, entre outras. “O Município possui o Centro Comunitário construído entre os Conjuntos Habitacionais, que está ocioso, sem quaisquer atividades, que poderia ser adequado para essas atividades, que podem ser desenvolvidas por equipe composta por profissionais de diversas áreas, como assistentes sociais, psicólogos e terapeutas ocupacionais”, explicou ele.

Fabiano ainda disse que os recursos para esse programa são disponibilizados pelo Ministério da Cidadania.

TRÂNSITO
O parlamentar, por meio da indicação Nº 50/2021, reiterou pedido e pediu que o Poder Executivo possa rever o trânsito nas Ruas “Mário Vicentini”, no CDHU; “José Correa da Costa”, Jardim Paraíso; e, “Tercílio Adolfo, na Penha.

“As ruas são extremamente estreitas. A “Mário Vicentini” é uma das que dão acesso ao Conjunto Habitacional “Orasilia Cândido Ribeiro”, portanto, com razoável fluxo de veículos. A “José Correa da Costa”, antiga travessa da Sabesp, no Jardim Paraíso, também é muito estreita. Igualmente a antiga travessa da Penha, hoje denominada “Tercilio Adolfo”. Essas vias são “mão dupla”, ou seja, o transito é nos dois sentidos. São constantes as reclamações de moradores, principalmente dos que moram nos respectivos bairros”, explicou ele.

Fabiano dos Santos Pinheiro