03 MAR 2021
Vereador Fabiano do Gustinho solicita construção de Campo de Bocha

Por meio de indicação nº14/2021, o vereador Fabiano do Gustinho solicitou ao Poder Executivo a construção de um campo de bocha no Centro de Convivência do Idoso – CCI – localizado no Pátio da Estação e será utilizado para distração, entretenimento e socialização dos idosos que frequentam o local.

Em sua justificativa, Fabiano ressaltou que os espaços de Convivência para o idoso destinam-se às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos em situação de vulnerabilidade, risco pessoal e social. “Com a construção do campo de bocha, vamos garantir mais oportunidades de entretenimento. Além disso, o jogo favorece o relacionamento e pode funcionar como terapia para o idoso (prevenindo a depressão). Outra habilidade mental muito exigida é a concentração, o foco, já que o desafio, a competição saudável do jogo estimula o praticante a evoluir, além de outros benefícios”, disse o vereador.

Melhorias no trânsito
Fabiano também encaminhou a indicação nº 16/2021, para que o Poder Executivo estude a possibilidade de retirar do meio da Avenida da Saudade os postes utilizados para a iluminação pública, visando a proporcionar mais segurança aos usuários. “A Avenida da Saudade é uma das principais vias da cidade. À época de sua abertura instalou-se os sistema de iluminação pública no meio do leito carroçável, mas não se previa o fluxo de veículos. Além disso, apesar de denominada Avenida, a via não possui espaçamento para tal, e por este motivo os postes oferecem perigo iminente de acidentes”, disse o vereador.

Ainda sobre trânsito, Fabiano do Gustinho também realizou a indicação nº 18/2021 que trata sobre a necessidade e importância de se sinalizar adequadamente a Avenida Horácio Gonçalves de Moraes (Avenida da Chopplândia), visando regulamentar principalmente o sistema de estacionamento. “Ao lado direito, sentido Chopplândia, onde há maior número de estabelecimentos, as guias, em grande parte da Avenida, estão rebaixadas, porém não sinalizadas convenientemente, o que não regulamenta o estacionamento, já que, embora haja espaços designados para os estabelecimentos, os motoristas, diante da falta de sinalização adequada, estacionam seus veículos, dificultando para os estabelecimentos localizados ao longo da avenida”, disse Fabiano.

Regras de segurança para passeios com cães de grande porte
Outra indicação do vereador, a de nº 17/2021, solicita ao Poder Executivo que viabilize, através de fiscal de postura ou responsáveis pela vigilância, prevenção e controle de zoonoses, o cumprimento da Lei Estadual nº. 11.531/03, que dispõe sobre a obrigatoriedade do uso da focinheira e estabelece regras de segurança para a condução responsável de cães de grande porte e/ou de raças.

Segundo o parlamentar, o Governo do Estado regulamentou a Lei Estadual que obriga o uso de focinheiras em centros comerciais e parques. Caso não cumpram a lei, os donos de cães das raças, como mastim napolitano, pit bull, rottweiler e outros estão sujeitos a multas. Qualquer pessoa pode comunicar a Vigilância Sanitária sobre a infração da lei, indicando as provas que tiver da infração. Ou até mesmo a polícia, caso verifique a condução do animal em desacordo com a legislação. O objetivo da exigência do cumprimento da referida Lei não é a de se fazer campanha contra a criação dos referidos cães, mas somente evitar acidentes graves e até fatais entre cães e humanos.

Fabiano dos Santos Pinheiro