16 JAN 2023
Tecnologia inovadora permite ao vereador Tiago (Tião Peão) desenvolver suas funções sem restrições
A Câmara Municipal realizou na última sexta-feira (13) a sua primeira Sessão Extraordinária. Foi também a primeira Sessão dirigida pela nova Mesa Diretora composta pelo presidente Marcelo Livramento, eleito presidente para o biênio 2023/2024 e pelos Secretários: Junior (primeiro) e Tiago (segundo). As funções dos secretários é a de ler as matérias, os projetos que serão discutidos durante a sessão.

O que chamou a atenção durante a sessão é que pela primeira vez foi utilizada uma tecnologia revolucionária, ou seja, que permitiu ao vereador Tiago Diogo de Faria (Tião Peão), segundo secretário, tetraplégico, a desempenhar suas funções, dentre elas de ler os projetos, normalmente, sem qualquer restrição.

A tecnologia permite que pessoas com deficiências motoras severas, como tetraplegia, entre outras, possam usar computadores e celulares apenas com movimentos da cabeça e o piscar de olhos. Usa-se um pequeno dispositivo, leve e sem fios, preso a armação dos óculos, que controla o ponteiro do mouse com precisão.

Segundo o vereador, que inclusive cursa graduação em Ciências Políticas, essa ferramenta permite a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade. “Essas ferramentas são usadas justamente para tentar devolver ou aproximar as habilidades funcionais dessas pessoas, que é o meu caso, às das pessoas sem deficiência”, diz o vereador.

Para o Presidente Marcelo Livramento, a tecnologia permitiu que o vereador desenvolvesse suas funções exemplarmente, sem falhas. “Qualquer ferramenta que auxilia ou permite que o ser humano realize uma determinada tarefa deve ser entendida como um auxílio e deve ser implantada sem restrições”, alega o Livramento.
Tiago Diogo de Faria