A Câmara Municipal sediou, no último dia 21 de setembro, O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, cujo objetivo foi o de conscientizar a sociedade sobre os direitos e as necessidades dos PCDs.
Segundo o Vereador Tiago Diogo de Faria, que é tetraplégico e organizou o evento, a data é uma oportunidade para todos refletirmos sobre as barreiras que ainda impedem a plena e total inclusão e participação de pessoas com deficiência na vida social, econômica e cultural do país.
Para o vereador, uma das principais dificuldades ainda enfrentadas é a falta de acessibilidade nos espaços públicos e nos meios de transporte, inclusive em pequenas cidades como Valentim Gentil. “As calçadas, por exemplo, muitas vezes não possuem rampas, rebaixamento de guias, piso tátil ou faixas de pedestres adequadas”, afirma Tiago.
O evento, que começou no CRAS e os participantes vieram em passeata até a Câmara, contou com apresentações realizadas por pessoas com deficiências, o que emocionou o grande público presente. O plenário da Câmara ficou totalmente lotado.