Vereadores e Servidores da Câmara Municipal participam de 21º Ciclo de Debates com Agentes Políticos promovido pelo Tribunal de Contas do Estado.

31/08/2017

O Presidente da Câmara, Rafael Nixon, o Vereador Fabiano Pinheiro, bem como os servidores Luís Expedito (Agente de Controle Interno) e Matheus Mantelli (Assessor Legislativo) participaram na última quinta-feira (31) do 21º. Ciclo de Debates com Agentes Políticos e Dirigentes Municipais.

Na oportunidade foram esclarecidos aspectos relativos à atividade da fiscalização exercida pelo Tribunal, tais como: planejamento, transparência, controle interno e terceiro setor. O evento aconteceu no anfiteatro da Universidade Paulista – UNIP, na cidade de São Jose do Rio Preto/SP.

O presidente do Tribunal, Sidney Beraldo, destacou a importância do planejamento e do uso do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) como uma ferramenta de aprimoramento das administrações públicas.

“Planejamento deve envolver toda a estrutura da Prefeitura. Quando se tem um bom planejamento, tudo fica mais fácil. Não tem outro jeito. É gestão, gestão e gestão”, afirmou Beraldo. “Não estamos alheios às dificuldades, mas quem se planejar e puder combinar metas e resultados vai se sair melhor”, acrescentou

O Presidente do TCESP também falou aos participantes sobre a relevância do indicador criado pela Corte de Contas para medir a efetividade das administrações públicas. “O IEGM veio para ficar. É uma ferramenta que pode ajudar os municípios. É uma contribuição. Não queremos ser cães de caça, mas cães-guia para orientar e guiar”, lembrou Beraldo, referindo-se ao papel desempenhado pelo Tribunal.

O encontro reuniu representantes de 120 cidades da Região Noroeste Paulista que buscam a atualização por meio dessa conceituada instituição de nosso Estado de São Paulo.